Sobre o Trabalho Voluntário

Quando falamos em trabalho voluntário a primeira coisa que nos vem à cabeça é, fazer bem ao próximo que esteja necessitando sem cobrar nada em troca, e realmente é isso, mas a verdadeira essência vai muito além.

É sobre você abdicar do seu tempo para se dedicar a alguém que precisa de ti. É sobre pequenos sacrifícios, que vão te deixar cansado, mas que é gratificante e valerá a pena, é a prova do amor ao próximo.

O trabalho voluntário no Lar beneficente Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia é a prova real disto, começando por ser realizado aos sábados às 7h da manhã, um dia que poderíamos estar descansando da semana que se passou, mas escolhemos por amor ao próximo, doar nosso tempo aos idosos que lá residem.

As atividades realizadas ao longo do dia, consiste em: Dar assistência aos internos, ajudando nos banhos, ministrando os remédios, alimentação, que vai desde o preparo até auxiliar àqueles que não conseguem se alimentar sozinhos, limpeza do local e atividades para distraí-los.

A maior parte dos voluntários não trabalham na área da saúde, não tem experiência em lidar com sondas, remédios controlados, feridas, e até mesmo o Alzheimer, que é muito comum entre os idosos do lar. Mas é superando o medo e até o receio em mexer em fezes, que vai nascendo este dom que é ser voluntário.

Digo dom por quê não é fácil, não é algo que fazemos em nosso tempo livre, quando queremos ou estamos dispostos. A partir do momento que nos oferecemos a ser voluntários, firmamos um compromisso não só com a instituição, mas principalmente com os internos que passam a nos conhecer e incrivelmente sabem quando vamos e nos esperam.

É um dia inteiro de trabalho, três vezes ao ano, é muito importante que todos vejam como um compromisso, pois como o Lar aos sábados depende dos voluntários, se algum membro da equipe falta, sobrecarrega a equipe toda, pois todos os voluntários tem igual importância, seja o que fica na cozinha, limpeza, remédios e nos banhos.

Uma dica para quem deseja começar esse trabalho incrível? Esteja disposto a ver este trabalho como um compromisso. Vá de coração aberto, a maioria entrou sem saber nada, a ajuda dos demais voluntários além de cuidar dos idosos é ensinar quem está disposto a ajudá-los. Esteja ciente que sua ajuda é muito importante e bem-vinda, doe seu tempo, sua disposição e o que mais puder doar, nossos idosos precisam também de abraços, uma boa conversa e atenção, o mundo deles agora é o lar e sua visita muda completamente o dia deles, pode acreditar e você vai sair cansado, porém melhor do que entrou.

450 Voluntários

38 idosos

Seja um Voluntário

Escrito por Letícia Carvalho de Almeida
Líder de Equipe de Voluntários