Da idéia à Concepção

No ano de 1992, observando a necessidade de alguns irmãos na cidade de Campinas, em conversa com o irmão José Neves Leal (Zico) achamos por bem convidar mais alguns irmãos para refletirmos sobre esse assunto.

No dia 16.02.1992, reunimos então na casa do irmão Zico os seguintes irmãos: José Neves Leal, Tiago de Oliveira, Pedro de Oliveira, Daniel Flauzino dos Santos, Benedito Cardoso, Jeremias de Oliveira, Valter Xavier de Oliveira, Nelson Manoel da Silva, Enos Menas, Valdemar Garcia Freire, Ananias Gomes da Silva, Lucas Padovan, Antonio dos Santos (Antonio Scorsolin), Sergio, Izabel de Oliveira Leal, Luisa Francisca de Sousa Oliveira e Meire (mãe do irmão Izael).

Nesta primeira reunião, tomamos a decisão de criar uma arrecadação mensal para a formação de um fundo que pudesse servir de apoio àqueles que porventura viessem a necessitar de alguma ajuda financeira.

Seguiram-se várias reuniões, nas quais foram discutidos qual seria o formato desse trabalho que ora se iniciava. Decidiu-se elaborar algumas regras para o bom funcionamento do serviço, tendo como principal bandeira a transparência em tudo que fosse feito.

Após várias reuniões, foi concluído e aprovado o Estatuto que passaria a reger todos os trabalhos daquele que, até então, era apenas um projeto. Projeto esse que recebeu o nome de “GRUPO DE APOIO AOS NECESSITADOS NA SÃ DOUTRINA”.

Este trabalho foi profundamente abençoado, de forma que Deus proporcionou que pudesse, ao longo dos anos, contribuir com ajudas financeiras a muitos irmãos. Ajudas estas das mais variadas formas possíveis, tais como: Ajudas em dinheiro, cestas básicas, medicamentos, fraldas geriátricas, cadeiras de rodas, colchões d’agua, despesas funerais e muitos outros.

Deparamos com situação em que não bastava a doação de alimentos, era necessário alimentar de fato o necessitado. Para isso o grupo contou com o apoio de voluntário(a) para atender em domicílio, servindo diariamente as refeições durante algum tempo.

Nessa época, buscando inspiração no trabalho que já se realizava nas cidades de Garça e Dracena, no dia 10.01.1993 em nossa 7ª Reunião, apresentei ao grupo a ideia de criar aqui também esse trabalho, ou seja, a construção de um Lar da Sã Doutrina na cidade de Campinas. Nas reuniões seguintes prosseguiu a discussão desse assunto e o amadurecimento da ideia.

No ano de 1995 mudou-se para Campinas o irmão Lineu Mazano, que havia atuado como presidente do Lar de Dracena. Aqui chegando, ingressou como membro do Grupo de Apoio, vindo a somar suas experiências, fortalecendo assim a ideia da construção de um Lar Beneficente nesta cidade.

No dia 15.10.1995, na 17ª Reunião do Grupo de Apoio aos Necessitados na Sã Doutrina, tomamos a decisão de iniciar as tratativas visando alcançar esse objetivo. Iniciamos assim, a expansão desse propósito para além do Grupo, estabelecendo diálogos com alguns irmãos que até então não estavam envolvidos conosco nesse trabalho.

O Início

No dia 10.12.1995, foi realizado na Congregação do Jardim Campos Elíseos, a primeira reunião específica para tratar desse assunto. Na oportunidade compareceram muitos irmãos, com os quais foi compartilhado nosso anseio.

Todos os presentes abraçaram a causa e nesse mesmo dia foi criado uma Comissão Provisória para discutir o assunto e viabilizar o projeto. Para isso, dois pilares foram estabelecidos: Elaborar um Estatuto Social e criar uma forma de angariar recursos financeiros e humano para que a obra pudesse ter início.

A Fundação

No dia 12 de maio de 1996, reunidos em assembléia na Congregação do Jardim São Cristóvão – Campinas-SP, foi realizado a Fundação do “Lar Beneficente Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia”. Foi apresentado pela Comissão Provisória o Estatuto Social, o qual foi aprovado pela Assembléia e foi eleita a primeira Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal.

Na sequência, foi sugerido pelo irmão Domis Vieira Lopes a formação de um Conselho, onde houvesse a participação de um número maior de irmãos, que assumissem em conjunto com a Diretoria as responsabilidades. Foi criado assim o Conselho de Representantes, composto por 35 irmãos de várias cidades dos estados de São Paulo e Paraná.

Início da Construção

No ano seguinte, no dia 5 de maio de 1997 teve início a construção do Lar, já em terreno próprio, adquirido com recursos financeiros arrecadados junto ao povo da Sã Doutrina, no decorrer dos últimos 18 meses.

Segue a Construção dos Pavilhões 1, 2 e 3.

O irmão Paulo Menas que ocupava o cargo de 1º Tesoureiro, passou o cargo para o 2º Tesoureiro, irmão David Bueno e assumiu a responsabilidade da Obra, juntamente com o irmão Silvano Mazano e o Leandro Mendes.

A irmã Silvia Garcia, Engenheira Civil, assumiu como voluntária, a responsabilidade pela Obra, orientando e supervisionando os serviços periodicamente.

A Inauguração

Deus abençoou de tal forma que já no ano seguinte (doze meses depois), no dia 01 de maio de 1998 foi realizado a inauguração do Lar Beneficente, embora parcial, mas já com atendimento a 5 idosos.

Após a inauguração, segue a construção do terceiro pavilhão e, sempre contando com a participação da irmandade, chegamos em maio de 2002 com um histórico de 24 idosos atendidos.

No ano de 2002, com a Obra já consolidada, achei por bem não participar do pleito eleitoral, dando assim oportunidade para que outro(s) irmão(s) pudesse(m) ocupar esse espaço. Prossegui sempre apoiando os trabalhos da Diretoria e atuando como membro de equipe dos trabalhos voluntários.

No dia 12.02.2002 assumiu a Presidência o irmão Izaias Garcia Freire.

Assim como todo membro da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia, sou muito grato a Deus por conceder a oportunidade de me engajar nessa Obra, que busca sempre o bem estar daqueles que, por algum motivo, tem vindo a depender dos nossos cuidados.

O amor ao próximo também se expressa e se aplica através desta Obra.

Que Deus nos ilumine para que tenhamos condições, capacidade e amor suficientes para prosseguirmos e progredirmos nesse ideal por muitas gerações.

 

Histórico: Principais Eventos - Em ordem cronológica

Clique no ícone para ver o documento

Escrito por Tiago de Oliveira
Tiago de Oliveira presidiu o Lar Sã Doutrina desde a sua idealização, fundação e nos 6 (seis) primeiros anos da Instituição