• (19)3225-6189
  • contato@larsadoutrinacps.org.br

Institucional

A longevidade da pessoa idosa lança novos desafios que apontam para novas perspectivas de vida, assim como novas formas de expressão da questão social, como é o caso da violência e negligência contra a pessoa idosa. Envelhecer é um processo natural, uma etapa da vida, que passa por diversas transformações, mudanças físicas, psicológicas e sociais.

A população está envelhecendo, o número de idosos segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta o crescimento acentuado para as próximas décadas. Por volta do ano de 2050, teremos no Brasil a media de 73 idosos para cada 100 crianças. O Brasil terá 1 milhão de idosos a mais por ano ate o ano de 2060.

 

A finalidade do Lar Sã Doutrina é realizar ações socioassistenciais de atendimento de forma continuada, permanente e planejada, dirigidos aos idosos em situação de risco social.

O nosso objetivo é acolher a pessoa idosa, garantindo a proteção integral, oferecendo ambiente acolhedor, disponibilizando instalações físicas adequadas em condições de habitabilidade, salubridade e acessibilidade, alimentação balanceada, higiene e vestuário.  Assegurar a segurança da acolhida, do desenvolvimento de autonomia. Proporcional qualidade de vida para os idosos acolhidos.

Toda a construção da Instituição possui a aprovação de projeto arquitetônico junto à autoridade da Vigilância Sanitária e junto ao órgão municipal competente, atende os requisitos de infraestrutura física de acordo com as normas especificas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, oferecendo instalações físicas em condições e habitabilidade, higiene, salubridade, segurança e garantia a acessibilidade a todos os usuários com dificuldade de locomoção.

As instalações: prediais, de água, esgoto, energia elétrica, proteção e combate a incêndio, telefonia e outras existentes, atendem às exigências dos códigos de obras e posturas locais, assim como as normas brasileiras pertinentes a cada uma das instalações. A infraestrutura do Lar Sã Doutrina tem 3.205 MTS² de terreno, sendo 1.167 MTS² de área construída.

Para a execução do Serviço de Acolhimento Institucional, além de contar com a infraestrutura descrita acima, são oferecidos recursos humanos capacitados e qualificados, uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, voluntário engajados, administrado por uma Diretoria Executiva, fiscalizado por um Conselho Fiscal, que executam suas funções sem nenhum tipo de beneficio ou remuneração.

A prestação de contas dos recursos financeiros captados é realizada de forma transparente. O serviço de Acolhimento Institucional é avaliado pelo próprio idoso, que contribui para melhorar as ações e atividades, auxiliando no planejamento e nas programações futuras, avaliando o impacto do serviço na vida de cada idoso acolhido.